sexta-feira, 30 de setembro de 2005

Diferencas Culturais

... Essa semana andei pensando muito sobre isso, o motivo principal que levou a essa reflexao foi a primeira vacina da Ingrid, que foi hoje a tarde, a BCG. Entao, as amigas do Brasil e as do Japao tambem, devem estar pensando, mais ainda nao tomou? pois e? ainda nao havia tomado nenhuma vacina, comecou hoje, a primeira e a BCG, e depois todas as demais. Assim que o bebe nasce aqui no Japao, fica uma semana com as enfermeiras e medicos, os nossos filhos parecem mais delas do que nossos, eles ficam sendo observados, e cuidados e tomando soro por alguns dias, depende do bebe, como a Ingrid era muito grande, tomou 3 dias e meio, por que eles acham que a tendencia a ter glicose e mais alta, o motivo? nao perguntei. O medico explica a todas as maes que o soro que esta tomando e para obter imunidade ate completar esses tres meses que comecam as vacinas, eles tambem fazem o teste do pezinho la dentro (sendo que aqui e na mao, aff...), e todos os exames de sangue e etc... sem que a mae precise presenciar todo o sofrimento do bebe (por esse lado e bom)., depois estao prontos pra enfrentar esses tres meses sem muitos problemas, melhor assim. Outra coisa que estou pra comentar aqui ha algum tempo, e o cuidado que o governo tem com todas as criancas que nascem neste pais. Eu acho muito bonito a forma que os tratam. Assim que o bebe nasce (nao importa se rico ou pobre, preto ou branco, Japones ou outra nacionalidade), o governo comeca ajudar, primeiro eles arcam com o pagamento do parto, que e coisa mais ou menos de 10 mil reais. Em seguida fazemos um cadastro na prefeitura, e comecamos a partir do mes seguinte receber por mes o dinheiro do leite do bebe, que varia de acordo com a quantidade de filhos, da pra comprar bastante leite se pensarmos desta forma, e essa ajuda dura ate 5 anos. Outra coisa muito boa, e que apos o nascimento o governo arca com todas as despesas medicas do bebe, ate 6 anos de idade, entao consultas, internacao e remedios, tudo que diz respeito a saude e de graca. Tambem mandam um agente da prefeitura em sua residencia pra ver se voce esta conseguindo cuidar do bebe direitinho, se o local esta adequado pra o cuidado com o bebe, nessa visita os agentes ficam observando tudo, caso percebam que voce nao esta sabendo agir, mandam uma pessoa capacitada (enfermeira) na sua casa pra ajudar voce, tambem de graca, e se voce tiver doente, sem ter como cuidar do bebe, tambem pode ligar na prefeitura e eles mandam uma enfermeira pra ficar ajudando ate voce melhorar. Outra coisa tambem, sao as consultas de pesagem, medicao e outras coisas de pediatria, depois do primeiro mes, passa a ser de 3 em 3 meses (disso eu nao gostei, porque queria saber todo mes quanto a Ingrid esta, mais aqui nao e assim). E isso amigas, o Japao e assim, o dinheiro que agente gasta com imposto, sao para as pessoas mesmo. Em tudo o que agente precisar, o governo ajuda, aqui nao tem desigualdade social. Agente ve muito brasileiro reclamando, mais e porque a dificuldade de entender a lingua complica e muito, quando nao conseguimos entender, fica tudo muito dificil, e como voces sabem, brasileiro nao gosta muito de se ajudar, e aqui no Japao, percebo que e cada um por si, que entender entenda, e quem nao entender, se dane. O povo Japones ate tenta explicar da melhor forma possivel, fazendo gestos e etc... se precisar rolar no chao eles ate rolam pra que voce entenda, mais o problema e que o idioma japones nao tem absolutamente nada a ver com portugues, nao tem como entender por suposicao, e a coisa fica cada hora mais feia. Eu nao sofro muito porque estudei um pouco quando cheguei, e meu marido e familia inteira fala japones fluente, e meu marido le tambem, e fica tudo muito facil, vivemos aqui como japoneses, entendendo todo o contexto. Pois e gente, o dinheiro do povo aqui e pro povo, nao tem mensalinho nem mensalao, e a corrupcao por aqui e tratado como deve ser tratado, individuos na cadeia e coisa e tal... Aff... Ja to me estressando so de pensar na pouca vergonha do nosso pais, mais isso nao vem ao caso, afinal de contas, esse blog e pra falar de coisas boas, como minha filha por exemplo. Voltando ao assunto da vacina, a BCG daqui sao multi furos, 18 furadas no pequenino bracinho da molecada, ai ai, eu nem consegui segurar a Ingrid, o pai que foi la enfrentar essa ardua tarefa, eu fiquei de longe, so esperando o berro de dor da minha filha, mais ela nao gritou, so chorou um pouquinho, mais aquele chorinho sentido, meu marido disse que ela mordeu o labio a aguentou firme e forte, saiu de la todo orgulhoso com a menina, dizendo que ate nisso ela puxou pra ele, porque eu tava toda tremendo de peninha da minha filha, mais gracas a Deus foi tudo bem, e outras virao... a Ingrid nao teve reacao, so dormiu um pouco mais do que o normal, todo mundo diz que a BCG aqui nao da muita reacao, sera que por conta dos 18 furos? (e so um pensamento louco da minha singela cabecinha). E isso queridas amigas, vou terminando esse post, parabenizando a Ale, que ganhou a linda Soffia, a Kissy que ganhou a Anne, e a Vanessa que ganhou o Ty, e a minha amiga Estella que ganhou o Rafael, que Deus abencoe a voces es seus bebes, que Deus os proteja e lhes de muita saude, e muita paz em seus respectivos lares. Beijos a todas as amigas que amo do fundo do coracao. Vou deixar uma fotinho da Ingrid que acabei de tirar com o bracinho furado. BEIJOSSSSSSSS!!! Ingrid com bracinho furado, sao duas bolinhas, em cada uma tem 9 furos

 
©2007 Tema adaptado by Rosana Shiota De: Templates e Acessorios
"